segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cabazes de Natal Gourmet

Pois é...
estou metida na cozinha com a minha amiga Bimby a preparar umas iguarias gourmet para oferecer a uns familiares gulosos no Natal. Quando vi a ideia de criar cabazes de natal no blog Piratinha Piriri (http://piratinhapiriri.blogspot.com/2008/12/os-tesouros-do-pirata-os-meus-cabazes.html) pensei logo que seria uma excelente opção e meti mãos à obra. Uma iniciativa ecológica, personalizada e feita pelas minhas próprias mãos! Parece-me bem melhor do que gastar dinheiro em presentes que na maioria das vezes as pessoas não utilizam ou que reencaminham para outros.

Comecei com a preparação de azeites aromáticos (uns com alho, alecrim e louro e outros com grãos de pimenta preta e tomilho) pois ainda demoram umas duas semanas a ganhar sabor. As garrafas que reciclei foram garrafas de Frize e de Sumol Bliss (que têm um design bastante elegante). Tirei-lhes os rótulos e esterilizei-as primeiro, claro! Depois foi só acrescentar as etiquetas.



Hoje estou dedicada às compotas! Nham nham! A primeira compota que fiz foi de abóbora (850g de abóbora aos pedaços, 450g de acúcar, uma laranja e dois paus de canela). Segui aproximadamente uma receita que vi na net, mas achei a compota docíssima (imagino se tivesse utilizado o mesmo peso de açúcar e abóbora como vi em algumas receitas!!!). Para tentar remediar, adicionei-lhe sumo de um limão e uma colher de café de canela em pó. E não é que ficou excelente? Ficou bem doce, mas com um toque suave de limão... A seguir aventurei-me a fazer compota de morango e compota de framboesa. Também ficaram bastante boas, confesso. Mas eu sou suspeita... como diz o sábio do meu pai "O que é doce nunca me amargou"! Os frascos de vidro reciclados foram os de azeitonas e de cogumelos do Continente (passo a publicidade).






Mais daqui a pouco vou fazer sal aromático (com flor de sal e especiarias como louro, pimenta ou tomilho). É facil, é barato e dá milhões (de sabores, pelo menos..!).

2 comentários:

2depaus disse...

Bem, tou a ver que isto é de Anas. A minha Ana também faz azeites com temperos para dar aos amigos e família.
Se nós nos juntamos, fazemos aí uma marca que vai tomar aí toda a gente de assalto. :)

Bjs à pequena!

Anónimo disse...

Bonjour

It is my first time here. I just wanted to say hi!