segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cabazes de Natal Gourmet

Pois é...
estou metida na cozinha com a minha amiga Bimby a preparar umas iguarias gourmet para oferecer a uns familiares gulosos no Natal. Quando vi a ideia de criar cabazes de natal no blog Piratinha Piriri (http://piratinhapiriri.blogspot.com/2008/12/os-tesouros-do-pirata-os-meus-cabazes.html) pensei logo que seria uma excelente opção e meti mãos à obra. Uma iniciativa ecológica, personalizada e feita pelas minhas próprias mãos! Parece-me bem melhor do que gastar dinheiro em presentes que na maioria das vezes as pessoas não utilizam ou que reencaminham para outros.

Comecei com a preparação de azeites aromáticos (uns com alho, alecrim e louro e outros com grãos de pimenta preta e tomilho) pois ainda demoram umas duas semanas a ganhar sabor. As garrafas que reciclei foram garrafas de Frize e de Sumol Bliss (que têm um design bastante elegante). Tirei-lhes os rótulos e esterilizei-as primeiro, claro! Depois foi só acrescentar as etiquetas.



Hoje estou dedicada às compotas! Nham nham! A primeira compota que fiz foi de abóbora (850g de abóbora aos pedaços, 450g de acúcar, uma laranja e dois paus de canela). Segui aproximadamente uma receita que vi na net, mas achei a compota docíssima (imagino se tivesse utilizado o mesmo peso de açúcar e abóbora como vi em algumas receitas!!!). Para tentar remediar, adicionei-lhe sumo de um limão e uma colher de café de canela em pó. E não é que ficou excelente? Ficou bem doce, mas com um toque suave de limão... A seguir aventurei-me a fazer compota de morango e compota de framboesa. Também ficaram bastante boas, confesso. Mas eu sou suspeita... como diz o sábio do meu pai "O que é doce nunca me amargou"! Os frascos de vidro reciclados foram os de azeitonas e de cogumelos do Continente (passo a publicidade).






Mais daqui a pouco vou fazer sal aromático (com flor de sal e especiarias como louro, pimenta ou tomilho). É facil, é barato e dá milhões (de sabores, pelo menos..!).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais prendinhas de Natal

Este "necessaire" fiz para o meu primo João. Foi a primeira experiência na qual utilizei um fecho. E não é que correu muito bem? Fiquei tão orgulhosa de mim própria que vou fazer mais algumas para outras pessoas.



Este saquinho de pano serve para colocar o lixo quando andamos no carro. Deixar garrafas de água a passear pelo chão ou embalagens de pastilhas elásticas nas portas durante alguns dias dá sempre mau aspecto e para evitar isso fiz este saco do lixo que se pode pendurar em variados sítios (na cabeceira dos bancos ou no manípulo das mudanças, por exemplo), pois tem uma alça regulável com velcro.




A bolsinha para a máquina fotográfica é uma prenda de mim para mim (também tenho direito). Com os mesmos tecidos fiz uma bolsa para telemóvel e uma bolsa porta-documentos (as quais me esqueci de fotografar).



Fiz também uma almofada térmica (com arroz e alfazema) daquelas que se aquecem no microondas e que são óptimas para colocarmos sobre as costas quando estamos com dores (também servem para nos aquecer quando estamos simplesmente com frio). A fronha tem uma abertura com velcro e dá para tirar e lavar à vontade.





Aventuras na Bimby

Bom, desde que comprei a Bimby não consigo parar de cozinhar... a este ritmo qualquer dia rebolo em vez de andar... Hoje fiz panquecas para o lanche (com gelado de morango, banana e caramelo) e sopinha de peixe para o jantar. Nham nham!






Estes hamburguers de novilho com puré de castanhas também ficaram excelentes! (Isto é para não falar do pãozinho quentinho e delicioso que comemos ao pequeno-almoço)! Hummm...





sábado, 21 de novembro de 2009

Amadora BD'09

Só hoje é que vi esta reportagem feita durante o festival de banda desenhada da Amadora deste ano e fiquei toda babada! Para além de nela aparecerem queridos amigos como o João Lemos, o Ricardo Tércio e o C.B.Cebulsky, aparece também o meu querido marido! =) Ai, mas que bem! Hehe!

Link para a reportagem: Amadora BD'09


(Capa do Nuno para o Amazing Spider-Man Family #8)


(página do Avengers Fairy Tales #2)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Costurices

Como sou uma rapariga muito prendada tenho dedicado algum do meu tempo a fazer prendinhas para oferecer no Natal. Hoje fiz umas pegas para o forno (com tecidos do Ikea) que vão para "um doce de pessoa" lá da escola que me estraga com mimos!





Outro exemplo (com tecidos da Area):




Pinturas..!

Pois é, a Mia vem aí a caminho e o quarto dela ainda está longe de estar preparado! Por isso dedicámo-nos à pintura cá em casa e na segunda e terça-feira despachámos essa seca de vez. Agora só falta a mobília e umas gracinhas de vinil nas paredes (e claro, a "piquena").






quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por enquanto vou-me dedicando à costura...

O tempo passa devagar quando se está em casa... por isso temos que nos entreter e dar uso àquela máquina de costura que está guardada num caixote algures na dispensa. Estes são alguns dos meus projectos para este Natal. A chegada de um bebé aperta o orçamento familiar e nada como fazermos as nossas próprias prendas para oferecer aos que nos são próximos.




(Pencil Roll: um rolito de tecido para os miúdos guardarem os lápis de cera, marcadores, etc. e levarem com eles para todo o lado).


(Mala de pano: a minha primeira aventura a fazer malas. Depois de uma carrada de stress e enganos, aqui está ela. Exterior em azul claro e interior em verde água).

O dia de S.Martinho foi ontem!

Hummm... castanhas... é só nisso que penso nesta altura do ano. Assadas, cozidas, em puré, sei lá!!!
Ontem festejou-se o magusto lá na escola e eu não pude participar... As saudades dos meus miúdos já apertam e é por esse motivo que partilho aqui os últimos trabalhos que pedi para serem feitos com o meu grupo, o qual entretanto já passou para a mão de outra educadora, uma óptima profissional segundo o que tenho ouvido!


(Castanha: picotada em cartolina e carimbada com tinta castanha usando uma rolha de cortiça)


(Cartucho de castanhas: colagem de bocadinhos da lista das páginas amarelas e de cascas de castanhas. Cartucho recortado pelas crianças com tesoura de duas mãos.)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Campanha Imaginarium "Um presente cheio da Natal"

No ano passado a escola decidiu participar nesta iniciativa juntamente com as famílias dos nossos alunos. No jardim de infância e no 1.ºciclo, todos puseram mãos à obra para enfeitar as suas caixas e o conteúdo ficou à responsabilidade dos pais. Ainda não tenho a certeza, mas acho que a Imaginarium irá lançá-la novamente este ano. Se assim for, contribuiremos mais uma vez para a felicidade das crianças menos afortunadas! As nossas caixas-presentes do ano passado ficaram assim:





Os pais-natal, renas e estrelas amarelas foram picotados em cartolina, as árvores de natal recortadas em papel-veludo autocolante, a neve pintada com dedadas brancas e foram colados alguns autocolantes em forma de estrela e bolas.

Convite para o S.Martinho

Este foi o convite que os miúdos fizeram. Recortaram o assador com a tal tesoura especial da qual já aqui falei (onde se colocam os dedos do adulto e da criança), pintaram as castanhas e colaram-nas na abertura. Esta ideia também foi inspirada numa que vi num outro blog (vou procurar o nome).



terça-feira, 3 de novembro de 2009

O S. Martinho está à porta!

CASTANHAS, CASTANHAS, CASTANHAS!!!!! Yeahhhhhh!
Pois é, enquanto não tenho fotos dos trabalhos deste ano para vos mostrar, deixo-vos aqui dois exemplos que fiz com o grupo do ano passado. Em relação ao primeiro trabalho, os miúdos picotaram as pernas e os três tons utilizados para fazer o fogo. Depois dividiram uma folha e pintaram a parte de cima com lápis de cera azul e a parte de baixo com lápis de cera verde. Para terminar foi só colar os elementos todos na folha e ficámos com uma bela imagem de alguém a saltar a fogueira! Curiosamente faltam aqui os troncos de madeira que acrescentámos na base do fogo (eram pequenas tiras de papel crepe castanho enrolado). Tirei a foto antes do trabalho estar terminado!



Este segundo trabalho já não é tão original. Sei que na altura vi algo parecido na net (já não me lembro onde) e basicamente segui a mesma ideia. O cartuxo das castanhas é pintado com café. Cheirava mesmo bem, acreditem!



Pois é... estou de baixa...

Para não apanhar a maldita gripe dos porcos com os miúdos, o médico mandou-em ficar em casa. Grávida de 7 meses, prefiro não arriscar. Por esse motivo é provável que entretanto deixe de fazer posts...
Continuo a planear as actividades e a enviá-las para a escola para as auxiliares trabalharem com os miúdos, mas assim que alguém vier substituir-me, acabam-se com muita pena minha...

(Adoro esta imagem)!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As nossas árvores de Outono

Esta árvore foi feita carimbando a mão das crianças com tinta castanha numa folha azul. Depois disso pintaram o tronco com um pincel largo, deixaram secar e colaram folhitas (papéis com cores outonais) nos "ramos-dedo"(e também algumas a cair). Giras, não?



Mas que bonita que ficou com tantas folhinhas pintadas com dedadas! Pode não parecer paela falta de qualidade da foto, mas está bem giraça! Agora só falta arranjarmos um vaso para a colocarmos no hall da escola.




Halloween e Campanha Solidária a favor da "Acreditar"

Pois é, os miúdos adoram o Dia das Bruxas e nós aproveitamos para lhes ir ensinando algumas coisas através destes projectos. Este trabalho envolve o processo de contagem até três e serve também para começarem a reconhecer alguns algarismos. Primeiro pintaram com lápis de cor as figuras, depois recortaram à volta (com a nossa ajuda) e colaram-nas na coluna correcta. Confesso que alguns contaram 3 bruxas e 5 morcegos, mas enfim... São pequeninos e estão só a começar!



Estas teias são um exercício de grafismo para irem melhorando as habilidades finas. A aranha no meio é uma impressão digital da criança à qual se acrescentaram 8 patas.



Aqui ficam mais algumas abóboras (feitas com pratos de papel) inspiradas nas abóboras que vi no seguinte blog (http://miminhosecarinhos.blogspot.com/2008/10/bruxas-e-companhia_29.html). Coloco aqui também a foto dos gatos pretos de três tamanhos diferentes (esponjados através de "stencils") que vamos transformar em móbile. E como não podia deixar de ser, para além de trabalharmos os tamanhos (pequeno, médio e grande), vamos também fazer um exercício básico de seriação e colocá-los por ordem (crescente ou decrescente, à vontade do freguês).




(Abóboras: pintar o prato de cor de laranja e depois de seco passar-lhe uma camada de "tinta" de brilhantes prateados. Os olhos e boca podem ser picotados, mas neste caso usei um x-ato. Depois é só escolher uma cor de papel celofane para colar na parte de trás do prato e colocar o papel crepe verde.)


(Móbile de gatos pretos: pintura com tinta preta usando stencils de 3 tamanhos. Depois de recortados, os gatos são pendurados com fio de pesca.)

O trabalho seguinte também ficou muito giro. Os miúdos rabiscaram uma folha branca com lápis de cera preto, sobre a qual colaram um morcego pintado com tinta preta muito diluída e uma lua pintada com lápis de cera amarelo coberta com anilina da mesma cor. Tudo sobre um acetato castanho para sobressair da parede. Simples, não é?



Infelizmente não me lembrei de tirar uma foto à nossa querida jack'o-lantern, que nos iluminou no dia de Halloween. Escavámos a abóbora com muito esforço e fizemos-lhe olhos, boca e nariz! Depois foi só colocar uma vela lá dentro e apagar as luzes!!! Que máximo! A abóbora abaixo não era a nossa, mas ficou muito parecida:



Tal como nos anos anteriores, com o miolo da abóbora fizemos um doce bem gostoso para vender às famílias. O dinheiro que fizemos com a venda dos frascos reverteu todo a favor da Acreditar (http://www.acreditar.org.pt/).




domingo, 18 de outubro de 2009

Outros trabalhos de Halloween

Estes também foram feitos com o meu grupo do ano passado. Ficaram o máximo, não ficaram?


(Fundo: esponjado de tinta azul / Lua e morcego: picotagem em cartolina prateada e preta)


(Fantasma: recorte da figura em plástico-esferovite(?) - daqueles que vêm à volta de alguns electrodomésticos para que não se risquem - e desenho dos olhos e boca a caneta de acetato / Gato: picotagem em cartolina preta e colagem de papel celofane verde e rosa para os olhos e boca, respectivamente)

Mais uns trabalhitos de Outono

Estes foram feitos no ano lectivo passado com o meu grupo dos 5 anos. Espero que gostem!

Para este trabalho fizemos em primeiro lugar uma actividade de digitinta: deitámos um pouco de tinta azul sobre a mesa, espalhámos bem com as mãos e fizemos desenhos com as pontas dos dedos. depois colocámos uma folha branca por cima da tinta e esta absorveu o desenho abstrato que tínhamos feito na mesa. A seguir picotámos um tronco de árvore em cartolina castanha e pintámos com marcadores pequenas folhas com cores de outono (que posteriormente recortámos e colámos nesta composição).


O Outono é também tempo de vindimas. Após termos falado no tema, desenhei uma parra num raminho para os miúdos pintarem. Já as uvas foram carimbadas de roxo com uma rolha de cortiça proveniente de uma garrafa de vinho que bebemos antes de fazer o trabalho (MENTIRINHA!!!! Ninguém bebeu vinho!).



Este trabalho é tão simples que nem é preciso explicar...


Quanto a este último trabalho, obviamente colámos folhas de árvores sobre uma figura previamente pintada de um tronco e ramos despidos. It doesn't get any more simple than this!